terça-feira, 3 de agosto de 2010

X Ajuri Nacional dos Escoteiros do Mar


Dentre os dias 27 de julho e 1º de agosto Niterói recebeu o X Ajuri Nacional dos Escoteiros do Mar, com cerca de 200 participantes.


Do Gaviões do Mar participaram os escoteiros Bruno e Vicente, os seniores Matheus e Pedro além dos Diretores Lúcia, Luciano, Andre e Nathalie além dos Chefes Sylk, Renato, Natasha, Maurício, Cristiano e outros.


A sede do X Ajuri foi a Esquadra Brasileira, Ilha Mocanguê, onde todos dormiram embarcados no NDCC Garcia D'Ávila.


As atividades do Ajuri Nacional compreenderam passeio histórico e cultural pela Baia da Guanabara, visitas guiadas à Base de Submarinos e ao Camaleão, ao Espaço Cultural da Marinha, ao 1º Distrito Naval, ao Museu dos Fuzileiros Navais, ao Centro Cultural do Movimento Escoteiro, a Candelária e Sé Velha além do Museu Histórico Nacional. O penúltimo dia a atividade toda se desenvolveu no estabelecimento de ensino superior da Marinha, a Escola Naval, com a participação de aspirantes que foram escoteiros.

O momento mais esperado do X Ajuri foi o Grande Jogo de Técnicas Marinheiras realizado na Sede Nacional dos Escoteiros do Mar, a Ilha da Boa Viagem. Com 15 bases que se estendiam de Icaraí até o forte do Gragoatá as patrulhas de Escoteiros do Mar prestaram seus conhecimentos desde lançamento de retinida, a leitura de cartas náuticas a remo e CIS. Na ocasião, pela primeira vez foi içado o Badeirão da Modalidade do Mar no novo mastro da ilha, que fica na frente do Castelo Escoteiro, a sede do 4ºGEMAR Gaviões do Mar.

Os períodos noturnos contaram com muita animação como a Noite das Delegações, Festa dos Animais Marinhos, Fogo de Conselho, Jogos Noturnos, exibição do filme Piratas do Caribe 3, Encontros de Lis de Ouro (Escoteiro da Pátria, Insígnia de B-P e Giwell). O último dia de manhã, o dia 1º de agosto, começou com a renovação de promessa dos Escoteiros do Mar no convés do NDDC Garcia D'Ávila, encerrando as comemorações nacionais pelo Centenário Mundial do Escotismo do Mar.
Certamente o X Ajuri deixará saudades aos participantes que depois de quase 10 anos puderam se encontrar reunindo a modalidade do mar de norte a sul, e ainda, com o detalhe de poder faze-lo no ícone que é a Ilha da Boa Viagem.

















Um comentário:

  1. Ainda sinto como se fosse ontem...Estou honrado por ter participado desse momento!

    Muitos contribuíram para a realização do X AJURI, mas com certeza sem André Torricelli o AJURI não teria se realizado. Obrigado irmão.

    ResponderExcluir