sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Interdição da Ponte



Prezados Senhores e Senhoras;

Nesta quinta-feira às 14hs funcionários da Prefeitura fixaram uma Placa na entrada da Ilha da Boa Viagem que se refere à INTERDIÇÃO da Ponte.

Estivam presentes durante e logo após a fixação e da Placa representantes do 4ºGEMAR Gaviões do Mar, do Apostolado de Nossa Senhora da Boa Viagem, da CCOB e do jornal 'Tribuna'. Presentes: Maria Pérola Sodré (Presidente do Apostolado de N.S.Boa Viagem e Presidente de Honra do 4ºGEMAR Gaviões do Mar); Edel Costa (Secretária do Apostolado de N.S. BV); Lucia Gracieth Oliveira Porto (Vice-Presidente do 4ºGEMAR Gaviões do Mar); Andre Torricelli F. da Rosa (Presidente do 4ºGEMAR Gaviões do Mar); Sueli da Silva Teixeira (acompanhante da Srª Maria Pérola); Antonio Cesar F. da Rosa (arquiteto e membro da Comissão de Pais do 4ºGEMAR Gaviões do Mar); Luiz Sodré (engenheiro civil, membro do CL do 4ºGEMAR Gaviões do Mar); Fernanda Moreno de Oliveira (jornalista, jornal 'A Tribuna'); Carlos Valdetaro (Vice-Presidente do CCOBN - Conselho Com. da Orla da Baia de Niterói);

O Engenheiro Civil e membro do 4º Grupo Escoteiro do Mar Gaviões do Mar, Luiz Sodré, ontem pela manhã entrou com uma representação junto a Promotoria de Justiça de Niterói, onde tramita o processo que passou a Prefeitura a solicitação de interdição da pontezinha que leva a ilha pela parte superior. A petição visa solicitar vistas ao processo administrativo da Secretaria MUNICIPAL de Defesa Civil, e verificar os testes feitos tal como o laudo que dizem respeito à interdição da ponte tendo em vista que o 4ºGrupo de Escoteiros do Mar Gaviões do Mar que não foi notificado do referido processo administrativo a tempo de se manifestar ou agir. Fomos notificados a poucos dias desta interdição quando constatamos que o pedido foi feito em dezembro de 2011 e assinado em fevereiro de 2012 e que constitui um absurdo sermos 'informados' poucos dias antes.

Recordamos também que a Ponte que leva a Ilha vem recebendo os operários da empresa contratada pelo IPHAN há meses, com carrinhos de mão, sacos de cimento, vergalhões e todo o tipo de 'pesos'. Eles passam pela ponte carregando tudo de muito pesado. Certamente, este é um detalhe que fica claro como as edificações da ponte estão fortes. Desta forma, estamos buscando que seja feito um teste de esforço que meça a capacidade real da ponte.

Outro fator que trás a indignação é que no caso de uma interdição estar realizada, através da mera afixação de uma placa que já está com ordem de ser feita (pelo que pudemos verificar) desde fevereiro, apenas quando se aproxima às eleições municipais. Diz-se no documento que "é para assegurar a integridade das pessoas" mas, não há uma interdição física - há apenas uma PLACA PARA SEREM TIRADAS FOTOS !

Pontos importantes:
- Escoteiros do Mar, responsáveis pela Ilha da Boa Viagem, não foram avisados e citados nem nas instancias do processo muito menos com um tempo considerável na questão administrativa;
- Onde está o laudo de interdição, preparado pelos Engenheiros responsáveis ?
- Placa de Interdição, sem estar feira uma interdição real. Pasmem!

ALERTA!
A Ilha da Boa Viagem não é de propriedade dos Escoteiros do Mar, ela esta desde 1937 sob a nossa GUARDA e a proteção patrimonial do IPHAN. No momento as visitações púbicas estão suspensas tendo em vista a obra na Igreja, a pedido do próprio IPHAN. Apenas os Escoteiros realizam acampamentos e atividades, além da visitação de Estudantes previamente agendados. Enquanto não é encerrada a obra da Igreja, pelo IPHAN que está cumprindo uma ordem judicial e custeando os reparos da Igreja, nós aguardamos ansiosos o encerramento da obra.

RESPONSABILIDADE E UTILIDADE HISTÓRICA.
Os Escoteiros do Mar foram colocados em 1937 para guardar a Ilha da Boa Viagem junto à Marinha do Brasil. Desde então, as características principais da Ilha da Boa Viagem vem sendo mantidas pelos Escoteiros do Mar inclusive evitando o LOTEAMENTO/INVASÃO desregular que aconteceu em vários pontos de Niterói, sem a intervenção da Prefeitura para impedi-los, evitando a DESCARACTERIZAÇÃO do bem da natureza como ocorreu em outras partes (agredindo a natureza) e mantendo a UTILIZAÇÃO da comunidade, que é para as Missas e os Acampamentos e Cursos Escoteiros.

NEGATIVA
Os Escoteiros do Mar se negam a colaborar com a especulação que traga para a Ilha da Boa Viagem empreendimentos que a descaracterize em suas funções sociais, religiosas e de local de ACAMPAMENTOS e CURSOS para os Escoteiros, há 75 anos, tal como colocar empreendimentos tipo Mac Donalds, Restaurantes, e outras idéias colossais que acabarão com a natureza e com a paz.

BUSCA DE PARCEIROS
Destarte toda esta situação, os Escoteiros do mar continuam buscando parceiros responsáveis com a questão Social, Ecológica e Cultural, no que diz respeito à Ilha da Boa Viagem.

Sempre Alerta !
Bons Ventos !

2 comentários:

  1. Placa anuncia interdição de ponte na Ilha da Boa Viagem

    Por: Bianca Lopes 24/08/2012

    Agentes da órgão constataram que barras da ponte estão corroídas e danos necessitam de reparos urgentes. Decisão surpreendeu quem passou pelo local

    Uma placa anunciando a interdição da ponte que liga a Avenida Litorânea à Ilha da Boa Viagem pegou de surpresa quem passava no local na manhã de ontem. Com o aviso “ponte interditada”, foi afixado um laudo emitido pela Defesa Civil em fevereiro. Desde a emissão deste laudo, no entanto, a ponte encontrava-se sem cordão de isolamento.

    “Nossos agentes constataram que as barras da ponte estão corroídas e danos precisam ser reparados. Não colocamos cordão de isolamento porque ninguém respeita mesmo”, disse o secretário municipal de Defesa Civil, Adilson Alves.

    Ele afirmou que a iniciativa da placa, embora não saiba de quem foi, é positiva. A Prefeitura também informou, através da assessoria de imprensa, desconhecer de onde partiu a iniciativa.

    No entanto, o presidente do Conselho Comunitário da Orla da Baía de Niterói (CCOB), José Azevedo, afirmou que uma arquiteta da Defesa Civil é quem teria colocado a placa. Ainda segundo ele, pedaços de reboco ameaçam cair, podendo machucar, até mesmo gravemente, quem passa no local.




    O FLUMINENSE
    http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/cidades/placa-anuncia-interdicao

    ResponderExcluir
  2. Aqui o link do jornal O FLUMINENSE!

    http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/cidades/placa-anuncia-interdicao

    O clã pioneiro do 7 GEMAR se coloca a disposição para qualquer trabalho de reparo a ponte!

    Y SERVIR!

    Att,
    Cardeal, Thallita.

    ResponderExcluir