terça-feira, 6 de agosto de 2013

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE RIO-2013

Quando dos preparativos para a JMJ-Rio-2013 desde o ano passado, quando Niterói ainda não estava no roteiro das atividades da JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE (apenas serviria para hospedagens de peregrinos) a proposta do Presidente do 4ºGEMAR Gaviões do Mar, Ch Torricelli, colocou a Ilha de Boa Viagem e o Parque da Cidade no roteiro das atividades dos ATOS CULTURAIS, no módulo oficial da JMJ chamado TRILHAS ESCOTEIRAS.

 Desta forma o Movimento Escoteiro do Brasil se preparou para colaborar com o COL (Comitê Organizador Local) em vários setores e recebendo os escoteiros estrangeiros e de diversas partes do Brasil. A Ilha de Boa Viagem recebeu antes e depois da JMJ, no CASTELO DOS ESCOTEIROS DO MAR, uma delegação de cerca de 60 escoteiros franceses. Durante a JMJ, eles se juntaram aos demais no Acampamento Internacional Escoteiro.
 Por sua vez a Chefia do 4ºGEMAR esteve a frente da visitação dos peregrinos na Ilha de Boa Viagem do dia 22 ao dia 26 co-coordenando o trabalho escoteiro juntamente com o 90ºGEMAR-AAM (Ilha das Flores, São Gonçalo), o 7ºGEMAR Benevenuto Cellini (Iate Clube Jurujuba) e o 49ºGE Prof. João Brazil (Horto do Fonseca). Os peregrinos foram bem recebidos, acompanhados na visitação à Igreja e pela ilha. Ao todo visitaram a Ilha dos Escoteiros do Mar, durante a JMJ, mais de 1.000 peregrinos.

 Os membros do 4ºGEMAR Gaviões do Mar além de fazer parte da Coordenação Geral Escoteira da JMJ, na figura do seu Presidente, e de co-coordenarem a visitação à Ilha e a Igreja no Módulo das Trilhas, também estiveram presentes trabalhando no cordão de isolamento para a passagem do Papa Francisco na Feira Vocacional, na Catedral do Rio de Janeiro, na Recepção aos escoteiros estrangeiros e diversos outros pontos ressaltando-se a Santa Missa celebrada para os escoteiros pelo Arcebispo de Buenos Aires Dom
 Mário Poli.


A JMJ deixa um legado para o escotismo inestimável, onde todos puderam mostrar a Igreja e ao mundo que é um movimento de Serviço ao Próximo atento e vivo.
 Pontos onde o escotismo atuou durante a JMJ foram: Cristo Redentor, Catedral Metropolitana do RJ, Feira Vocacional, Via Sacra,  Ilha de Boa Viagem, Morro Azul, Morro da Urca, Parque da Catacumba, Floresta da Tijuca, Pedra Bonita, Parque da Cidade, Casa de Recepção Escoteira, etc.





. Reportagem do JB: http://www.jb.com.br/jmj-2013/noticias/2013/07/24/escoteiros-de-diversas-partes-do-mundo-participam-da-jmj/

. Reportagem da Canção Nova: http://tamujuntojmj.cancaonova.com/escoteiros-participam-de-encontro-na-jmj/

. Facebook da JMJ-Scout: https://www.facebook.com/pages/Escoteiros-na-JMJ-2013/112574712244634?ref=tn_tnmn

Um comentário:

  1. Parabéns mais uma vez pelas iniciativas, principalmente em um evento como a JMJ. Abraços

    ResponderExcluir